A água é certamente o recurso natural mais valioso que temos em nosso planeta. Utilizamos ela o tempo todo, seja para beber, realizar nossa higiene diária, preparar as refeições e ter nossos momentos de lazer e relaxamento. Afinal, o que seria uma banheira sem água, não é mesmo?

Sem contar toda a água utilizada em na agricultura, indústria e saneamento.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa precisa de cerca de 110 litros de água diariamente para atender suas necessidades, o que soma em 3,3 mil litros de água mensalmente. Mas no Brasil esse consumo pode chegar à 200 litros diários.

Apesar de o nosso planeta ter 75% de sua superfície coberta por água, a água doce e própria para o consumo humano não passa de 3% dessa quantia. O restante dessa água concentra-se nos oceanos e nas calotas polares e geleiras.

Além disso, a água é um recurso finito. Isso quer dizer que ela não é renovável e pode vir a faltar caso não nos conscientizarmos.

Poupar água traz benefícios tanto para o nosso planeta e as gerações futuras, quanto para o bolso.

Pequenas mudanças em nossos hábitos diários podem ser adotadas para que, de maneira consciente e responsável possamos preservar esse bem tão precioso para a humanidade.

1 – Caso você tenha em sua casa torneiras com problemas de vazamento, conserte-as. Além disso, feche bem as torneiras após o uso. Pode não parecer, mas uma torneira que fica pingando o dia todo pode consumir até 95 litros de água por dia.

2 – Atente-se com vazamentos nos canos, pequenas rachaduras podem acabar desperdiçando 96 mil litros de água potável por mês.

3 – Enquanto escova os dentes, mantenha a torneira fechada. Assim, você economiza até 12 litros de água.

4 – Faça a barba no banho e poupe até 3 litros d’água.

5 – Reutilize a água das máquinas de lavar e da banheira para lavar a calçada e o carro. Evite o uso de mangueiras, pois as mesmas, se ligadas por 15 minutos, podem consumir até 140 litros de água.

6 – Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo, isso diminui consideravelmente o consumo, de 40 a 180 litros por banho.

7 – Seja consciente com o uso da descarga. Outra alternativa interessante é investir em descargas de volume ultra-baixo ou descargas de dois fluxos.

8 – Limpe antes de lavar. Seja a louça ou a calçada, procure limpar antes de lavar para poupar água.

9 – Para um banho rápido, prefira usar o chuveiro ao invés da banheira. Mas para poupar água ao usar a banheira, não a encha por completo. Encha apenas até um pouco mais da metade e poupe mais de 20 litros d’água.

10 – Aproveite a água da chuva! Essa atitude sustentável pode ser posta em prática com um simples coletor.

11 – Lave roupas com consciência. Deixe acumular uma boa quantia de roupas para lavar.

12 – Caso haja algum vazamento, desligue o registro de água quando não houver necessidade de uso.

13 – Enquanto o chuveiro aquece, coloque um balde para coletar a água. Essa água pode ser utilizada em diversas limpezas e para regar as plantas.

14 – Não jogue óleo de fritura no ralo da pia. Apenas um litro de óleo pode contaminar até 400 litros d’água. Guarde o produto em uma garrafa PET e entregue na companhia de coleta de sua região.

15 – Utilize o regador ao invés de mangueira para regar as plantas.

Viu só como pequenas atitudes podem fazer toda a diferença? Faça a sua parte você também!

Compartilhe nas redes sociais e ajude a criar um planeta mais sustentável!