Nossa pele está sempre em constante mudança. O tempo todo, células velhas morrem para dar lugar às novas, fazendo com que a pele se regenere sempre.

Essas células mortas, geralmente são naturalmente eliminadas, mas sempre sobram resíduos que acabam obstruindo os poros e impedindo a respiração das novas células.

As células mortas que não são retiradas, ficam acumuladas como se fossem escamas, juntando-se com outros resíduos, ambientais e de poluição com os quais temos contato todos os dias, deixando a pele com um aspecto seco, fosco e muitas vezes oleoso, ocasionando o surgimento de cravos e espinhas.

Você deve estar se perguntando, então, como fazer para retirar as células mortas e resíduos da pele para mantê-la sempre saudável, bonita e com uma melhor absorção de hidratantes e outros cosméticos.

A resposta está na esfoliação. Não basta apenas lavar a pele com água, pois ela necessita de um estímulo maior.

A esfoliação consiste em um tratamento facial ou corporal, que funciona como um motor para a renovação da pele.

Os produtos esfoliantes podem ser encontrados em diferentes formatos: sabonetes em barra, sabonetes líquidos, misturados em óleos, em creme ou em gel. Todos possuem pequenos grânulos que ao serem aplicados na pele úmida, com pequenos movimentos de massagem, agem eliminando as impurezas, células mortas e resíduos da superfície da pele, além disso, auxiliam na eliminação de manchas, oleosidade e aspereza da pele.  

Quando feita no corpo, a esfoliação ajuda a eliminar celulites e gorduras localizadas, e a deixar partes do corpo que geralmente são ásperas, mais macias, como cotovelos, pés e joelhos.

Para cada parte do corpo deve ser utilizado um tipo diferente de esfoliante. Como a pele do rosto é mais sensível, é necessário que os grânulos sejam menores e mais finos, para não acabar agredindo a pele. E para o corpo, os grânulos maiores são os ideais.

Passo a passo para esfoliação:

Para alcançar o resultado desejado, é ideal que o processo seja feito como nas etapas indicadas:

  • Limpe a pele com água ou loção;
  • Aplique o esfoliante nas áreas desejadas e massageie suavemente;
  • Utilize hidratantes para finalizar.

O ideal é que a esfoliação não seja feita toda semana, e sim de 15 em 15 dias. Também há cuidados que devem ser tomados em relação a se sua pele é muito seca ou oleosa, se contém excesso de acnes ou alguma alergia.

Benefícios da esfoliação:

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais macia, lisa e iluminada;
  • É eficaz contra celulite;
  • Aumenta a capacidade de eliminação de toxinas;
  • Relaxa;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda na obtenção de um bronzeado bonito e uniforme;
  • Combate o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Atenua e combate rugas e linhas de expressão;

Entre outros.

Esfoliante facial eficaz e de fácil preparo:

1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de açúcar cristal, 1 colher de sobremesa de creme hidratante.

Um dos tipos de esfoliação corporal que é usada há muito tempo, é com um produto natural: a bucha vegetal.

Além de eliminar os resíduos e células mortas, ela causa um efeito relaxante no corpo, dando uma sensação de limpeza e maciez quando usada.

O resultado da esfoliação não poderia ser outro: uma pele macia, iluminada, lisinha e livre de cravos e espinhas. Experimente a esfoliação, você irá perceber a diferença!