Banhos de Imersão | Minas Banheiras
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Banhos de Imersão


Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos banhos de imersão. Mas você sabe do que se trata?

O banho de imersão nada mais é do que um banho relaxante, o qual você mesmo(a) pode preparar em sua casa após aquele longo dia de trabalho, quando o estresse toma conta e com ele vem as dores de cabeça. O banho de imersão pode ser também a solução de quem pratica esportes e sente seus resultados: as terríveis dores musculares.

Além de relaxar os músculos, mandar o estresse para longe e acabar com as dores de cabeça, os banhos de imersão podem trazer consigo inúmeros benefícios para o corpo e a mente:

  • O banho de imersão ajuda na melhora da circulação sanguínea e pode ser um ótimo exercício para o coração se tomado algumas vezes na semana. A pressão da água sobre o corpo faz com que o desempenho cardíaco aumente de forma saudável durante a imersão.
  • A perda de peso pode ser outro grande efeito dos banhos de imersão. Há quem relate ter perdido aproximadamente 3kg em apenas um mês tomando os banhos 6 vezes por semana.
  • Quando o corpo está imerso na água, ocorre a abertura dos poros da pele. Isso ajuda a eliminar toxinas do organismo e a limpar a pele. Um banho de imersão seguido de uma ducha com certeza te dará a impressão de limpeza profunda e um bem-estar incrível. Uma outra dica é usar loções hidratantes após os banhos para intensificar ainda mais a hidratação da pele.
  • Com certeza você já teve a sensação de que teve um sono muito mais profundo e tranquilo após um bom banho quente. E isso procede, o corpo relaxa muito com a água quente, principalmente quando em banhos de imersão, ela faz com que os músculos do corpo relaxem e prepara o corpo para o descanso. Mas atenção: não é aconselhado que se adormeça no banho, o máximo de tempo recomendado para a permanência dentro da banheira é de 25 minutos aproximadamente.
  • O alívio de tosses e descongestionamentos é outro grande benefício oferecido pelo banho em água quente. O vapor faz com que o muco se solte da garganta e pulmões, agindo diretamente no tratamento de tosses e resfriados.

 

Como preparar o meu banho de imersão?

A preparação é simples em comparação aos grandes benefícios que o banho de imersão pode oferecer.

É aconselhado que sejam terminadas todas as suas tarefas e pendências antes de preparar o banho de imersão, assim, você poderá continuar relaxando após o banho.

O horário ideal para tomar o banho de imersão é no término das suas atividades diárias, quando estiver se preparando para o descanso.

No início do dia uma ducha para despertar é mil vezes melhor do que um banho de imersão. Os efeitos do banho relaxante pela manhã podem se tornar indesejados.

Os óleos essenciais adicionados a água (a temperatura ideal da água para o banho de imersão, é de 37 á 39ºC) intensificam ainda mais o processo de relaxamento. Óleos como os de alfazema, bergamota, alecrim e eucalipto ajudam a relaxar e a aliviar dores.

A atmosfera criada na hora do banho é outro fator importantíssimo. Diminua a luz do ambiente, e se preferir, acenda velas aromáticas ou incensos de aroma suave.

velas

Posicione a cabeça de forma a ficar confortável, se preciso, enrole uma toalha macia ao redor do pescoço para maior comodidade. Ouvir alguma música e ler um livro que goste ajudará a relaxar ainda mais, faça algo que lhe dê prazer e o(a) faça se sentir feliz.

Como estará transpirando devido a água quente, mantenha seu corpo hidratado bebendo alguma bebida fria como uma água, uma limonada ou o que preferir.

Mas, o mais importante do banho de imersão é aproveitar o momento para relaxar totalmente. Esqueça-se dos problemas, esvazie a cabeça, e curta esse momento tão importante do dia.

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