Cervejarias Artesanais fazem de Minas Gerais a "Bélgica brasileira" | Minas Banheiras
35 99201-5577
35 99879-3877
35 3423-0918
35 4102-1589

Cervejarias Artesanais fazem de Minas Gerais a “Bélgica brasileira”


Quando o assunto é Minas Gerais, logo nos vem na mente o sabor de três iguarias: o pão de queijo, o café e a cachaça. Mas parece que o sabor do malte vem entrando também para esse grupo, já que o estado vem se destacando, e muito, no campo de produção de cervejas artesanais. Além de ser responsável pela produção e exportação das melhores cachaças em território nacional, o que atrai milhares de turistas anualmente, Minas vem mostrando várias novas fábricas e produtores independentes no ramo de cervejaria artesanal, o que promete, e já mostrou ser sua nova atração turística.

O estado já chegou até a ser chamado de “Bélgica Brasileira” pelos apreciadores e amantes da cerveja. E não é por menos, Minas Gerais é a segunda maior produtora de cervejas artesanais do Brasil, ficando apenas atrás de Santa Catarina.

As cervejas artesanais mineiras têm de tudo para ser comparadas às da Bélgica, suas semelhanças vão além da técnica e da qualidade. Suas várias fábricas espalhadas ao longo do estado se mostram diferentes em relação as outras por sua ousadia e uso de ingredientes nobres na hora de fazer cerveja. Para se ter uma ideia, dos 120 estilos de cervejas existentes no mundo, 55 são provenientes daqui, isso se deve ás suas doze fábricas e os mais de setenta cervejeiros caseiros do estado mineiro. São mais de 1 milhão de litros que saem todos os meses dos barris daqui.

333

Os produtores independentes são outro fator que contribuem de forma considerável para esse status de estado cervejeiro, já que trazem opções mais acessíveis, sem deixar de ter ótima qualidade, e isso é o que atrai a maior parte dos turistas: a variedade e acessibilidade!

No Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, Santa Catarina, várias cervejarias de diversas cidades mineiras ficaram nas primeiras colocações, deixando o estado ainda mais merecedor do título “A Capital dos Bares do Brasil” que recebeu devido a produção da cachaça.

Dentre as principais cidades produtoras de cervejas mineiras, destacam-se:

Belo Horizonte: Com estilos que atendem aos mais variados gostos, a capital é a cidade que tem o maior número de cervejarias artesanais no estado.

Capim Branco: Com apenas uma grande cervejaria, a Artesamalt, oferece sabores tradicionais, porém com sabor único e diferenciado, o destino perfeito para os amantes da cerveja artesanal.

Nova Lima: Suas cervejarias remetem diretamente ao sabor alemão, semelhante as catarinenses, isso atrai diversos turistas para a cidade.

Ribeirão das Neves: Sua variedade é menor do que a da capital, mas contém diversas fábricas espalhadas na região, que, se visitadas, podem oferecer ótimas experiências.

Em agosto desse ano, a cidade de Belo Horizonte, recebeu a segunda edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). O evento foi realizado no Parque das Mangabeiras, e foi uma grande alavanca para tornar Minas Gerais referência nacional e também internacional no ramo de cervejas artesanais, com mais de 200 rótulos de diversos países. O evento deste ano foi em homenagem ao Reino Unido, e recebeu lançamentos inéditos de cervejas e shows remetentes a cultura do país.

Se você ama cerveja, Minas Gerais pode se tornar seu próximo destino de viagem. Vale a pena conhecer as diferentes cervejarias, em especial as de Belo Horizonte, elas garantirão uma ótima experiência, e mostrarão o motivo de as melhores Cervejarias Artesanais serem mineiras.


Share this post
  , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *