Tomar banho regularmente é algo indispensável para a nossa saúde e qualidade de vida, isso não é novidade. O banho tem a função de proporcionar a limpeza da pele, visto que a mesma é o maior órgão do corpo humano e funciona como uma barreira natural contra a entrada de micro-organismos causadores de doenças.

Essa proteção ocorre graças às bactérias que protegem nossa pele e não permitem a entrada destes micro-organismos prejudiciais. Porém, quando ocorre grande proliferação dessas mesmas bactérias na epiderme ou quando são radicalmente eliminadas, a pele tende a ser prejudicada, permitindo infecções por parte dos micro-organismos.

A proliferação dessas bactérias ocorre devido à alteração do pH da pele, células mortas, suor e oleosidade em excesso, além de poluentes externos. Normalmente, tais mudanças são sinalizadas pelo mal cheiro.

Por isso, é fundamental que tomemos banho com frequência. No entanto, não é recomendado que se tome banho todos os dias, pois isso também pode acabar prejudicando a saúde da pele.

É claro que existem exceções, como por exemplo, se você trabalha na área da saúde, em locais onde há produtos químicos e afins, ou frequenta a academia todos os dias, é ideal que o banho seja mais frequente. O mesmo acontece nas estações mais quentes do ano, onde ocorre o aumento da transpiração e a necessidade de tomar banho é maior.

Para a maioria das pessoas, o ideal é que se tome banho um dia sim e no outro não, ou seja, dois banhos a cada três dias. Por que? A resposta é simples: ao tomar banho todos os dias sem necessidade, você está eliminando as bactérias “boas” do seu corpo (aquelas que expulsam os micro-organismos), tornando a sua pele mais vulnerável à infecções e doenças, estará eliminando também os óleos naturais da pele, que são fundamentais para mantê-la hidratada, suave e com aspecto saudável. Quando se toma banho todos os dias (ainda mais se for com água muito quente) tanto a pele quanto o cabelo acabam ficando ressecados e sem brilho.

Além disso, tomar banho todos os dias sem que haja uma real necessidade, faz com que muita água seja desperdiçada. Portanto, ao tomar dois banhos a cada três dias, você estará fazendo bem para a sua saúde e beleza, e também para o planeta!

Caso deseje tomar banho todos os dias de maneira saudável, o indicado é que seja um banho de no máximo dez minutos com água morna.

Em qual temperatura a água deve estar para que meu banho seja saudável?

O banho que mais traz benefícios à nossa saúde é o de água fria. Ele melhora o desempenho físico durante o dia, estimula a perda de peso, reforça a imunidade e aumenta a circulação sanguínea, ajuda na recuperação muscular, reduz o estresse, e claro, é a melhor temperatura quando se trata de saúde da pele.

Mesmo no inverno, é ideal que não sejam tomados banhos excessivamente quentes, pois os mesmos podem causar grandes danos à pele e aos cabelos e também ao organismo. Portanto, é melhor sempre optar pelos banhos mornos ou frios, em temperatura entre 29°C e 38°C.

Confira também: Os incríveis benefícios dos banhos frios

Danos causados por banhos muito quentes