Cromoterapia é uma palavra de origem grega, khrôma (cor) e therapeia (tratamento), ou seja, a Cromoterapia, é a ciência que estuda o uso das cores e sua ação energética sobre o corpo humano, usando o fluxo luminoso das cores como meio terapêutico.

Desde a antiguidade, o uso das cores para tratamento de doenças, equilíbrio físico, mental e emocional, já era feito por diversas civilizações. Ela já era praticada em países como Egito, Índia, China e Grécia.

No século XVIII, Johann Wolfgang von Goethe, cientista alemão, descobriu através de pesquisas, que as cores têm determinados efeitos sobre nosso corpo.

O método utilizado na Cromoterapia atual, baseia-se nas sete cores do espectro solar, ou seja, do arco-íris (laranja, amarelo, azul, verde, violeta, vermelho e índigo). Cada cor provoca um efeito diferente, o vermelho, por exemplo, tem efeito estimulante, o azul acalma, o amarelo alegra e o verde conforta.

Segundo os cromoterapeutas, quando ocorre excesso ou ausência de alguma cor, ocorre o desequilíbrio energético, o que desencadeia distúrbios físicos e emocionais.

A cura através da Cromoterapia, ocorre por meio da harmonia entre as emoções e sentimentos, promovendo o equilíbrio das energias do corpo.

Na ciência, é comprovada a influência direta das cores sobre a glândula pineal, o que equilibra os processos hormonais e de imunidade.

Conheça o efeito de cada uma dessas cores sobre o corpo humano.

Amarelo

O amarelo atua sobre o sistema nervoso central, sistema digestivo e musculatura.

O amarelo estimula, alegra e inspira. Representa luz e vitalidade, restaura as células enfraquecidas, estimula a criatividade e capacidade do intelecto, e funciona como antidepressivo.

Azul

O azul é uma cor calmante, que desacelera o organismo, trazendo paz e serenidade e promovendo a meditação.

É indicada para sintomas de irritabilidade, insônia e estresse. Também possui efeitos analgésico e antitérmico.

Essa cor atua principalmente sobre o sistema respiratório e de expressão verbal.

Índigo

Regente do Chakra frontal, localizado no centro da testa, serve para harmonizar e equilibrar as energias no organismo. Controla o sistema nervoso, diminuindo a tensão e ansiedade, e, por ter efeito sobre a corrente sanguínea, age coagulando e cicatrizando.

Laranja

Por representar alegria e excitação, atua de maneira eficaz como antidepressivo.

O laranja melhora o sistema digestivo e estimula o metabolismo, proporciona energia física e mental, estimula a circulação sanguínea e ajuda na regeneração de fraturas, além de aliviar a tensão muscular e agir como estimulante sexual.

Vermelho

O vermelho é a cor mais poderosa na Cromoterapia, mas é necessário que haja cuidado em relação ao seu uso, já que em excesso, a cor pode provocar nervosismo e ansiedade.

É uma cor quente responsável por despertar o desejo sexual, aumentar a temperatura do corpo e a frequência cardíaca.

Verde

O verde traz tranquilidade e calma. Ajuda a combater dores de cabeça e falta de concentração. É uma cor relacionada à natureza, portanto, promove o equilíbrio.

Violeta

Essa cor está ligada à concentração e espiritualidade. Possui ação calmante, traz paz, estabilidade mental, diminui a irritabilidade, afasta os medos e aumenta a confiança e auto-estima.

A Cromoterapia pode ser incluída no seu banho. Quer desfrutar de todos os benefícios que ela proporciona? Confira nossas ofertas clicando aqui.