Erros comuns nos cuidados com as toalhas | Minas Banheiras
35 99201-5577
35 99879-3877
35 3423-0918
35 4102-1589

Erros comuns nos cuidados com as toalhas


A toalha de banho é uma peça que por ser usada constantemente no dia-a-dia, acaba tendo rápido desgaste e um menor tempo de vida útil.

Geralmente, na correria diária, acabamos não tendo o devido cuidado com esse item que é tão importante em nossa rotina e higiene diária.

Para manter as toalhas em bom estado de conservação, é fundamental armazená-las da maneira correta, principalmente após o uso, no momento em que ela está úmida. Nessa hora, é necessário deixá-la pendurada em um local seco para evitar a proliferação de fungos e bactérias, já que a peça é usada na higiene do corpo.

No dia-a-dia, acabamos por cometer alguns errinhos quando se trata de cuidados com as toalhas de banho, incluindo armazenagem, lavagem e secagem, e os mais comuns nós mostramos para você nesse post.

Você perceberá que pequenos cuidados diários antes, durante e depois do uso podem estender o tempo de vida útil das toalhas e mantê-las sempre bem conservadas para o uso.

O que EVITAR nos cuidados com as toalhas de banho

Uso da secadora

O uso constante da secadora, à longo prazo pode acabar danificando as fibras do tecido das toalhas. Portanto, o ideal é deixar secar ao ar livre, pendurada no varal. Também é preciso ter cuidado quanto a secagem no varal, é indicado que as toalhas fiquem penduradas na sombra, já que o sol pode desbotar e endurecer o tecido.

Pendurar em ganchos

É comum pendurarmos às toalhas em ganchos ou argolas no banheiro após seu uso, porém isso não é saudável para a toalha, nem para quem a usa. O uso dos ganchos dificulta a secagem da toalha que está molhada e favorece a proliferação de fungos e bactérias no tecido, o que em contato com a pele pode provocar alergias e coceiras. As toalhas devem ser penduradas de modo com que fiquem completamente abertas e em um local arejado.

Frequência da lavagem

Ao contrário do que se pensa, as toalhas ficam sujas rápido. Para mantê-las sempre limpinhas e cheirosas, o indicado é que a lavagem seja feita duas vezes por semana, dependendo da frequência do uso.

Uso demasiado de sabão em pó e amaciante de roupas

É preciso tomar cuidado com as dosagens de amaciante e sabão em no momento da lavagem das toalhas. Ao contrário do que se pensa, usar mais sabão não deixará a toalha mais limpa, e sim, endurecerá o tecido. E quanto ao uso do amaciante em excesso, pode prejudicar a capacidade de absorção de água da toalha, deixando-a “impermeável”.

O amaciante pode ser substituído por uma dosagem de vinagre, que deixa a toalha macia, não prejudica a capacidade de absorção e ainda ajuda a preservar as cores.

Passar com ferro

Evite utilizar o ferro a vapor para passar toalhas, caso use, fique atento à temperatura. O seu uso pode deixar o tecido com aspecto áspero.

Guardar no banheiro

O banheiro é um local úmido, portanto, não é indicado para o armazenamento de toalhas limpas e secas, pois pode ocasionar a proliferação de bactérias.

Guarde-as em locais secos, e antes de guardar, verifique se as toalhas estão completamente secas. Jamais guarde-as ainda úmidas.


Ao evitar esses erros e seguir nossas dicas, você mantém suas toalhas sempre prontas para uso, bem conservadas e de quebra aumenta seu tempo de vida útil.


Share this post
  , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *