Os benefícios dos banhos no Sal de Epsom | Minas Banheiras
35 99201-5577
35 99879-3877
35 3423-0918
35 4102-1589

Os benefícios dos banhos no Sal de Epsom


A maioria das pessoas conhecem os benefícios que nutrientes como o ferro e o cálcio trazem para a nossa saúde, mas muitas ainda não tem ideia do quanto o magnésio também é importante. Trata-se da segunda substância mais abundante nas células humanas e os seus íons desempenham papéis de grande importância. O magnésio exerce uma importante função em nosso organismo: a organização das funções corporais, como impulsos elétricos, controle muscular, eliminação de toxinas prejudiciais, e na produção de energia.

De acordo com a Academia Nacional de Ciências dos EUA, as altas taxas de doenças como derrame, osteoporose, fadiga crônica, dores nas articulações, doenças cardíacas, entre outras, são explicadas justamente pela falta de magnésio.

Apesar de este importante nutriente estar presente em diversos alimentos como por exemplo nas hortaliças, sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais, a agricultura industrial tem empobrecido os alimentos, diminuindo em altos níveis os seus nutrientes.

A resposta para este problema está no Sal de Epsom, conhecido popularmente como sulfato de magnésio, ou sal amargo. Esse nome meio estranho é devido a sua origem, esse sal vem da região de Epsom, que fica em Surrey, na InglaterraLá, ele é conhecido há milhares de anos como um poderoso remédio natural, sendo utilizado no combate de doenças como artrite e dores nas articulações.
O que o diferencia dos outros sais, é a sua composição química: sulfato e magnésio ao invés de sódio.

Ao contrário do que você pode estar pensando, o Sal de Epsom não é para ser ingerido. Segundo estudos, sua composição tem excelente absorção através da pele, o que indica que a melhor maneira de usa-lo é no banho.

É comum que nas primeiras vezes tomando banhos enriquecidos com o Sal de Epsom, você se sinta sonolento, pois o magnésio nele presente produz uma alta quantidade de serotonina, um hormônio que acalma e relaxa.

O magnésio presente no Sal de Epsom, auxilia o corpo a regular mais de 325 enzimas, reduzir inflamações e age prevenindo o endurecimento das artérias. Já o sulfato, a outra substância presente neste sal, é extremamente importante para o funcionamento de todo o organismo, principalmente o do cérebro, além de atuar como uma espécie de detox, eliminando das células toxinas prejudiciais, atuando contra dores de cabeça provenientes da enxaqueca, relaxando o sistema nevoso e ajudando na absorção de nutrientes. Se tomado com frequência, o banho no sal amargo ajuda a tratar o mal de Alzheimer, e crianças com déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade. Ele também diminui consideravelmente as dores causadas pela gota.
Esteticamente, ele age removendo resíduos dos cabelos e auxiliando na remoção de cravos, agindo também como um ótimo esfoliante.

Como preparar o meu banho no Sal de Epsom?

Antes de banhar-se no Sal de Epsom, é recomendado que seja feita a higiene do corpo, já que não poderão ser misturados sabão ou xampu na água. A temperatura recomendada para este banho é igual ou superior á temperatura do corpo (36 á 39ºC) e a quantidade de sal a ser acrescentado vai depender da quantidade de água na qual ele será diluído. Para uma banheira cheia, são duas xícaras de sal aproximadamente.

 

O ideal é permanecer na água por aproximadamente 20 minutos e não enxaguar o corpo quando terminar, deve-se apenas seca-lo com uma toalha.
Tomando este banho de três á cinco vezes por semana, você irá perceber o estresse e ansiedade partirem para longe.
Embora existam muitos tipos diferentes do Sal de Epsom (ou sal amargo), sua composição química é basicamente a mesma. Ele é facilmente encontrado em drogarias e farmácias de manipulação e seu custo médio é de 30 reais.
Os banhos podem ser contra indicados para pessoas hipertensas, cardíacos, com problemas renais e de diabetes.

E para tornar seu banho ainda mais relaxante e prazeroso, a Minas Banheiras oferece banheiras para os mais diferenciados gostos. Conheça nossos produtos clicando aqui.


Share this post
  , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *