Os brasileiros foram considerados o povo mais “limpo” e “cheiroso” do mundo.

Isso se deve a grande quantidade de banhos que tomamos, hábito que herdamos dos nossos antepassados indígenas.

Principalmente nas épocas onde as temperaturas estão mais elevadas, precisamos de um, dois, três bons banhos para refrescar o corpo e recuperar o conforto.

E mesmo em baixas temperaturas, não conseguimos deixar de lado esse hábito que para nós é indispensável. Geralmente no inverno, o brasileiro costuma tomar um banho por dia.

Pesquisas do Euromonitor International, realizada em mais de quinze países, apontam que o brasileiro fica em 1º lugar no ranking quando se trata de limpeza e higiene corporal, além de ser o povo que mais toma banho no mundo, chegando a tomar doze banhos por semana, um número que pode espantar até a nós mesmos.

Nesses quinze países onde foram realizadas as pesquisas, a média de banhos tomados são de um por dia, incluindo Estados Unidos, Espanha e França.

Na Turquia e Reino Unido, apenas metade da população toma banho todos os dias.

Os chineses costumam se banhar uma vez a cada dois dias. Na Índia as pesquisas nemas sequer foram concluídas, uma vez que metade das residências de lá não possuem banheiros.

Na Inglaterra e Grã-Bretanha, 80% das mulheres não tomam banho diariamente e 30% ficam sem se banhar por até três dias.

Os mexicanos lavam a cabeça todas as vezes em que tomam banho.

Olhando por outro lado, não costumamos lavar muito as mãos, hábito que também é muito importante e ajuda na prevenção de doenças.

Os brasileiros também passaram a consumir maiores quantidades de produtos de higiene, sabonetes líquidos e perfumes nos últimos anos.

Segundo as pesquisas somos os que mais tomam banho no mundo, porém, você já se perguntou, se, além de prazeroso, esse hábito é saudável?

Segundo dermatologistas, tomar mais de um banho por dia pode não ser uma prática muito saudável para nós, seres humanos, ainda mais se nesses banhos forem utilizados sabonetes e esponjas.

Nossa pele possui uma camada natural de gordura que a protege de fungos e alergias. O excesso de água quente, sabonetes e o uso frequente de buchas e esponjas acabam retirando essa camada e deixando a pele vulnerável, ou seja, quanto mais você tenta “limpar” mais você deixa a sua pele desprotegida de doenças.

Além disso, sabonetes costumam ter muita química em sua composição, sendo assim, o seu uso em excesso pode acabar prejudicando a saúde da derme e nosso bem-estar.

Segundo os especialistas, o mais adequado à nossa saúde seria tomar um banho a cada dois ou três dias, porém, como somos acostumados a manter nossa higiene diária, um banho por dia pode ser o ideal, mesmo nos dias mais quentes.

Os banhos devem ser rápidos e as altas temperaturas evitadas, uma vez que também contribuem para retirar a camada natural de gordura da pele.

Tomando apenas um banho por dia com o uso moderado de esponjas e buchas, você está contribuindo para uma pele saudável e bem protegida, e ao mesmo tempo limpa e bem higienizada.