Saiba como usar plantas na decoração do banheiro | Minas Banheiras
35 99201-5577
35 99879-3877
35 3423-0918
35 4102-1589

Saiba como usar plantas na decoração do banheiro


É muito comum utilizarmos plantas na decoração, tanto em ambientes externos quanto em internos.

Quando trazemos plantas para dentro de casa, logo percebemos a mudança de ares – elas acrescentam frescor, beleza, perfume, harmonia e alegria ao ambiente, além de filtrarem o ar do local onde estão.

Mesmo alguns amantes de plantas discordam que o banheiro seja um local apropriado para elas, mas nesse post mostramos que é possível sim deixar o seu banheiro ou lavabo mais verde, basta apenas ter cuidado na hora de escolher as espécies, pois nem todas se adaptam ao clima úmido e quente do banheiro.

 

Imagem: Revista Casa e Jardim

 

Antes de começar a decorar seu banheiro com plantas, avalie a iluminação natural do ambiente e se ele é bem arejado. O ideal é escolher um espaço perto da janela para posicioná-las, assim, elas estarão mais perto da temperatura natural externa.

Quais são as melhores plantas para o banheiro?

Quando for comprar as plantas é indispensável que converse com os profissionais da floricultura ou loja de paisagismo para que eles possam te auxiliar com as espécies.

As plantas mais adequadas a esse tipo de ambiente são as de meia luz, de preferência com folhagem e pétalas mais “gordinhas”.

Entre as plantas boas para se cultivar no banheiro, podemos citar a samambaia, bálsamo, lírio da paz, cactus, espada-de-são-jorge, flor da fortuna, hera, aloe-vera, punhal malaio, rosa do deserto, bambu, orquídea, hortênsias, comigo ninguém pode, gardênia, entre outras.

O ideal é optar por mudas já crescidas, pois essas têm mais chances de sobreviver no ambiente do que aquelas plantadas recentemente. O melhor material para o vaso é o de cerâmica.

É necessário ter uma atenção especial com as plantas nesse ambiente, como elas estarão em um ambiente que já é úmido, não é necessário uma grande quantidade de água na regagem, pois elas já absorvem a umidade do ambiente.

Uma dica para quando for regar é aquela básica de sempre: coloque o dedo dentro da terra para ver se ela já está úmida o suficiente.

Outra coisa para qual você deve se atentar é o uso de inseticidas, aromatizadores de ambiente, produtos de limpeza e demais produtos químicos, eles podem prejudicar a saúde da planta.

Quanto à iluminação, dê prioridade para as plantas que possuem flores, elas precisam de mais luz solar do que as que só tem folhas. Caso seu banheiro não seja muito iluminado e arejado, leve as plantas para fora no mínimo duas vezes por semana.

Não se esqueça de sempre adubar a terra ou borrifar adubo foliar para manter sua planta nutrida e saudável. Como o ambiente é úmido, faça uma pulverização mensal para evitar os fungos.

Lugares para colocar não faltam. O ideal é que as plantinhas fiquem perto da janela, você pode colocá-las em vasos grandes, em cima de mesinhas, penduradas, as formas de decorar são muitas.

Se seu banheiro é mal-iluminado ou mal-ventilado, você pode optar por plantas artificiais como as de plástico, elas não deixam de ser bonitas para a decoração e algumas se parecem muito com as naturais.


Share this post
  , , , , , , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *