Para muitos, o inverno quase sempre é sinônimo de desidratação. Apesar de ser considerada a estação mais elegante do ano, o inverno pode se tornar um grande inimigo quando se põe em questão o maior órgão de nossos corpos: a pele.

No inverno, a umidade do ar diminui consideravelmente, e, devido às baixas temperaturas, a transpiração também é reduzida. Unindo esses fatores à falta de hidratação (nos dias frios costumamos não beber muita água) e aos longos e maravilhosos banhos, geralmente excessivamente quentes, acabam fazendo com que a nossa pele do rosto e do corpo fiquem mais ressecadas que o normal.

Contudo, esse grande problema pode ter sua solução encontrada em pequenos cuidados do nosso dia-a-dia. Confira algumas dicas para manter sua pele impecável mesmo em meio ao clima seco e frio do inverno:

1 – Alimentação

Como em tudo no nosso corpo, a alimentação influencia, e muito, na saúde da pele. Por isso, comece se cuidando de dentro para fora: ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais tornarão as melhoras na pele rapidamente visíveis.

O ideal é incluir legumes, hortaliças, frutas e vegetais em geral no cardápio, esses alimentos reduzem o ressecamento e envelhecimento da pele.

Levando em conta a saúde da pele e a imunidade do corpo, alimentos ricos em vitamina C são os mais recomendados para a estação. Você pode encontrá-la em alimentos como a laranja, a manga, mamão, kiwi, morango, entre outros.

2 – Água

Por causa do frio, acabamos não sentindo muita sede, e consequentemente, bebemos menos água do que nas outras estações, o que é um dos piores erros de todos quando o assunto é a hidratação da pele (e de todo o corpo).

É comum que no inverno, todo o nosso organismo fique enfraquecido. Por isso, é muito importante manter a ingestão de água sempre constante. Mesmo não sentindo sede, beba água! Isso ajudará a manter sua pele sempre hidratada. Chás são uma ótima opção para as pessoas que não consideram beber água uma atividade muito agradável.

3 – Banho

Quem não resiste a um banho quentinho no inverno?

É, realmente, o banho quente é uma das coisas mais prazerosas que o inverno nos proporciona, mas é preciso tomar cuidado com a temperatura da água.

Os banhos muito quentes costumam contribuir consideravelmente para a desidratação da pele, isso porque a água em alta temperatura remove excessivamente a camada natural de gordura da pele.

Pensando nisso, aderir aos banhos mais morninhos é a melhor solução.

Se para você tomar banhos mornos no inverno é um sacrifício, a dica é: demore menos tempo no banho.

Uma outra coisa que ajuda na desidratação da pele na hora do banho, é o uso excessivo do sabonete. Para essa época do ano, prefira os mais neutros e hidratantes (sabonetes líquidos são os considerados ideais, devido ao seu pH mais neutro e aproximado da pele).

4 – Hidratantes

Após sair do banho, com a pele levemente úmida, aplique uma camada generosa de creme hidratante na pele. Como você recém saiu do banho, os poros tendem a permanecer abertos por um tempinho, o que facilita a absorção do produto e aumenta a hidratação da pele.

Como o próprio nome já diz, os cremes hidratantes agem hidratando a pele, mas além disso, protegem a pele contra possíveis queimaduras causadas pelo frio.

O uso de hidratantes também é importante quando lavamos o rosto e as mãos, não apenas após o banho, por isso, leve sempre um na bolsa para usar em diversos momentos do dia.
5 – Lábios

Não se esqueça dos lábios, eles sofrem muito com as baixas temperaturas, ficando desidratados, ressecados, e muitas vezes até rachados. Portanto, o uso de hidratantes labiais também é muito importante no inverno.

6 – Filtro solar

Não se deixe enganar! Muitas vezes o sol de outono e inverno pode parecer inofensivo por causa das baixas temperaturas e por não deixar a pele avermelhada como no verão, por exemplo. Mas, assim como nas demais épocas do ano, o uso do filtro solar é um fator crucial para a saúde e estética da pele.