O sonho de muitas pessoas é fazer uma viagem espacial, desde criança, muitos sonham em ser astronautas. Muitas pessoas também sabem que é, de certa forma difícil, viver em uma estação espacial, os astronautas enfrentam desafios todos os dias para comer, tomar banho, e suprir suas necessidades em geral.

As viagens geralmente duram semanas, meses ou até anos, e, durante esse tempo, os astronautas precisam abrir mão de confortos que eles têm em casa, entre eles, o banho quentinho de chuveiro ou banheira, e aderir um novo modo de tomar banho.

Enquanto estão no espaço, os astronautas não podem abrir mão da higiene pessoal, já que a sujeira pode juntar germes, que se multiplicam de maneira mais acelerada no espaço, e podem trazer doenças aos viajantes.

Porém, manter-se limpo no espaço é um desafio e tanto. Uma regra que é fundamental entre os viajantes do espaço é a economia. Na estação espacial os suprimentos são limitados, para não sobrecarregar o peso da espaçonave. Por isso, os astronautas precisam economizar e reaproveitar o máximo que puderem dos suprimentos, em especial a água. E eles fazem mesmo isso, tanto que até a urina dos astronautas é reutilizada, tanto nos sistemas de refrigeramento do ônibus espacial e na higiene dos astronautas, quanto para beber.

A verdade é que os astronautas não “tomam banho” no espaço. Segundo Clayton C. Anderson, astronauta que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional, e autor do The Ordinary Spaceman, o “banho” no espaço é feito com toalhas ou esponjas umedecidas.

Os astronautas levam um “kit” de higiene corporal, que leva escova de dentes, creme e fio dental, pente e lâmina de barbear.

00e molhar, eles utilizam um spray e para lavar os cabelos, um xampu sem enxágue. Depois disso, os astronautas usam uma espécie de aspirador especial para sugar a água do corpo.

Na imagem, astronauta Jack R. Lousma tomando banho na estação Skylab (imagem: reprodução - NASA)

Na imagem, astronauta Jack R. Lousma tomando banho na estação Skylab (imagem: reprodução – NASA)

A troca de roupas é feita a cada dois dias, no caso, a camisa, meia e roupas íntimas. A calça é trocada uma vez na semana. No espaço as roupas são tratadas como “descartáveis”, já que não podem ser lavadas, elas são jogadas fora.

Além do corpo, é necessário manter a nave limpa. Para isso, os astronautas se revezam nas atividades de limpeza, que incluem o recolhimento do lixo e a limpeza do refeitório, paredes, assoalho e filtros de ar.

O lixo é jogado em um compactador, na parte inferior da espaçonave. O restante é limpo com panos úmidos e detergentes especiais.

Para fazer xixi, os astronautas utilizam um tubo que o suga de forma rápida, como um aspirador de pó, e as fezes são feitas em uma espécie de privada, que funciona sem água, de forma parecida.

O que você achou da forma como os astronautas mantém sua higiene em dia?

A forma que eles tomam banho pode não ser muito confortável, mas a sua pode ser, é só garantir sua banheira da Minas Banheiras, clicando aqui.