Você pode reformar sua casa sem mudar para outro local se seguir apenas sete dicas básicas.

Viver em meio a poeira e barulho está longe de ser agradável, mesmo que seja por poucos meses.

Esse motivo leva diversas pessoas a procurar viver em um outro local durante o período da reforma. Porém, essa atitude gera custos e também incômodo, caso envolva morar com outras pessoas.

Então, você pode ficar tranquilo. Sua reforma pode ser menos estressante, com certeza.

1. Planeje a reforma

Antes mesmo de contratar os pedreiros ou a construtora, estabeleça o que será feito e o cronograma. Isso evita retrabalho e atrasos.

O ideal é programar um momento do ano em que tudo esteja mais tranquilo, longe dos períodos de férias das crianças ou épocas de receber visitas, por exemplo. Os horários de entrada e saída dos moradores deve ser informado.

Outra dica de planejamento é iniciar apenas após a compra dos materiais de construção, a fim de organizar tanto o orçamento quanto para o gerenciamento da obra – jamais vai parar por falta de algum item.

2. Retire tudo o que nunca mais vai usar em casa

Se com a reforma vem a renovação do ambiente, por que não aproveitar para retirar aqueles objetos que você não usa? Isso vale tanto para limpar gavetas, se livrando de pequenos objetos, até móveis sem uso ou eletrodomésticos estragados.

Lembre-se que o espaço vai ficar comprometido e, se a ideia é ter mais conforto mesmo com a reforma, a melhor alternativa é realizar essa limpa.

A grande vantagem é que, depois de terminar, basta colocar tudo no lugar sem maiores preocupações.

3. Faça um cômodo por vez.

Pode ser que você não precise mudar de casa, mas pode ser necessário trocar de cômodo por alguns dias para que a reforma flua da melhor maneira.

Então, pode ser que você tenha que dormir por alguns dias no quarto da visita, ou mesmo transferir a cozinha para algum canto da sala. Você vai precisar trocar móveis de lugar e provavelmente vai ficar com a sensação de que não dá para circular no espaço.

Fique tranquilo. Apesar do desconforto, essas medidas visam acelerar o ritmo da reforma e devolver a casa muito melhor.

4. Limpe todos os dias

Sujeira e bagunça são os principais incômodos para quem está em meio a alguma reforma. Apesar de parecer eterna, pode piorar muito caso o ambiente não seja mantido limpo.

Converse com os responsáveis pela obra para manter o máximo possível de organização e limpeza. Medidas simples como recolher o lixo e organizar os materiais de construção em um espaço, já contribuem bastante para não acumular sujeira.

5. Proteja seus móveis e objetos

Os resíduos dos materiais de construção, de pintura e até mesmo a poeira podem arruinar alguns dos seus móveis. Cubra o sofá e outros elementos com um papelão.

Já objetos menores, como vasos e outros itens, podem ser envolvidos em plástico bolha. Mude tudo que for possível para algum cômodo que não estiver recebendo reforma.

Assim, você evita perder ou estragar as suas coisas durante as obras.

6. Piso por partes

Se mudanças no piso estão incluídas na reforma, avalie o cronograma, afinal, alguns modelos não permitem a circulação de pessoas durante um ou dois dias. Aqui, a dica é colocar por partes.

Outra ideia para agilizar ou mesmo evitar muito trabalho e muita sujeira é escolher um material que possa ser colocado por cima do piso que já existe.

Porcelanatos, pisos vinílicos e laminados oferecem essa facilidade, além de serem mais rápidos. Converse sobre isso com o arquiteto responsável.

7. Imprevistos acontecem, então, relaxe!

Reformar a casa é, sem dúvidas, um momento bastante estressante para você e sua família. Mesmo planejando tudo, pode ser que algo saia dos eixos.

Caso isso aconteça, respire fundo e faça o possível para resolver. Estabeleça sempre uma comunicação direta com o empreiteiro, e deixe-o à vontade para te informar sobre tudo o que envolve a obra.

Você já pensou que seu banheiro merece atenção especial? Se você está reformando a casa e está em dúvida sobre colocar ou não uma banheira, pense que se for mexer, que seja apenas uma vez.

A hora é agora! Inclua no seu planejamento uma banheira da Minas Banheiras e torne a sua casa verdadeiramente confortável e completa.