Para os papais e mamães de primeira viagem, dar um banho relaxante e seguro no seu recém-nascido pode ser visto como um grande desafio.

Geralmente, os pais têm dúvida sobre quais produtos usar, a temperatura certa da água, dentre várias outras. E é absolutamente normal ter esses tipos de dúvidas e receios quando se é pai ou mãe de primeira viagem, afinal, é tudo uma questão de prática.

Dar banho em um recém-nascido não é lá uma tarefa muito fácil para os iniciantes, pois existem todos aqueles medos, não é mesmo? Medo de o bebê escorregar durante o banho, de entrar xampu nos olhinhos, de o bebê se afogar, mesmo o banho sendo um ambiente aconchegante e familiar para o bebê.

Mas para a tranquilidade dos pais, isso é apenas uma questão de tempo e de se acostumar, pois, conforme o tempo vai passando, tanto os pais quanto a criança criam confiança, tornando o banho um momento de diversão e brincadeiras.

A importância de dar um bom banho no seu bebê, é que além da higiene, ele pode proporcionar uma noite de sono tranquila, relaxar, acalmar, refrescar, além de aliviar possíveis dores e cólicas.

E para ajudar, daremos algumas dicas de como preparar um banho gostoso e relaxante para o seu pequeno.

Para o maior conforto do bebê, é importante que tudo seja preparado antecipadamente. Prepare a roupa que ele irá vestir depois do banho, os produtos que irá usar, as fraldas, enfim, deixe tudo o que for precisar ao seu alcance.

Feche bem as janelas para evitar a entrada do vento e mantenha as unhas bem cortadas para poder segurar o bebê sem que ele se machuque.

É recomendável que use uma banheira adequada ao tamanho do bebê. Encha a banheira com água morna, e utilize a parte interna do braço onde a pele é mais sensível para testar a temperatura da água.

Utilize produtos neutros e de glicerina. Caso o bebê tenha bastante cabelo e precise ser lavado, use xampu infantil neutro, pois seus olhos e couro cabeludo ainda são muito sensíveis e podem ficar irritados caso use um xampu normal.

Depois de preparar o banho, tire as roupas do bebê e o envolva em uma toalha para evitar a friagem.

Primeiramente, higienize os olhos da criança com um algodão úmido com água, de fora para dentro, e lave delicadamente o rosto do bebê com as mãos molhadas, sem necessidade de sabonete.

Coloque-o na banheira, de modo que fique de costas sobre seu braço e com essa mão segure o braço do bebê. Com a outra mão passe sabonete líquido sobre o corpo do bebê, tudo sempre com muita delicadeza. Lave todo o corpo do bebê, em especial no meio das “dobrinhas. Para lavar a parte de trás do corpo do bebê, vire-o deixando com a barriga encostada em seu braço.

Para lavar a cabeça, use a ponta dos dedos e a palma das mãos fazendo movimentos circulares.

Depois de enxaguar bem o corpo do bebê, retire-o da banheira e enrole-o na toalha. Coloque o bebê em um trocador, ou em um lugar onde ele fique confortável.

Para secá-lo, use uma toalha bem macia e aperte-a contra o corpo do bebê, sem esfregar.

Seque bem as dobrinhas do corpo do bebê, entre os dedinhos, e as orelhinhas.

Higienize o umbigo com hastes flexíveis e álcool 70%. Depois disso, vista o bebê.

Higienize delicadamente as orelhas e narinas usando hastes flexíveis.

Tome cuidado com o uso de óleos e perfumes pós banho. Antes de usar, certifique-se de que o produto é suave e que pode ser usado em recém-nascidos.

Pronto, seu bebê está relaxado e preparado para um soninho tranquilo!