A ideia de tomar banhos frios pode parecer tortura, porém, essa prática pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde e estética corporal.

Ao falar sobre tomar um banho frio, muitas pessoas pensam como algo inviável.

Principalmente nos dias mais frios, tudo o que queremos é tomar um banho para esquentar o corpo e entrar naquele estado de relaxamento profundo que lhe preparará para uma agradável noite de sono.

Claro, banhos quentes são tudo de bom, desde que seja tomado o devido cuidado para não extrapolar nas temperaturas.

Além de os banhos muito quentes não serem recomendados pelo fato de fazerem mal a nossa epiderme, também podem trazer alguns outros males para a nossa saúde, como por exemplo problemas cardíacos e a queda capilar, e a própria diminuição da imunidade corporal.

É bom ressaltar que os banhos quentes podem sim trazer benefícios, como o relaxamento muscular, diminuição dos sintomas de gripes e resfriados, dores de cabeça, entre outros. Mas ele pode muito bem ser substituído por um bom banho frio, que, tratando-se de saúde lhe trará bem mais benefícios. Os motivos? Você confere abaixo:

Melhoram o desempenho físico durante o dia

wakeup

Eu e você já passamos pela comum situação de acordar com a cabeça um pouco zonza. Sentir o corpo cansado mesmo após uma boa noite de sono é algo relativamente normal.

Para resolver este problema a solução é simples – aproveite para tomar um banho frio no início do seu dia, isto fará com que seu organismo seja “despertado”, em consequência do aumento da respiração para maior ingestão de oxigênio, dada pelo choque de temperaturas ao entrar em um banho frio. Esta é a resposta do seu organismo para tentar manter seu corpo aquecido.  

O aumento da ingestão do oxigênio ajudará a aumentar sua frequência cardíaca, fazendo com que aumente também o desempenho do fluxo sanguíneo. Essas reações do organismo ajudarão a melhorar o seu desempenho nas tarefas diárias e também o funcionamento do seu corpo em geral, por gerarem uma dose natural de energia.

Durante a noite, dependendo das condições climáticas, o mais aconselhável é um banho quentinho – nunca quente demais – para relaxar e acalmar. Banhos frios durante a noite podem ter um efeito indesejado.

Estimula a perda de peso e queima de gorduras

tummy

 

Um dos grandes benefícios que podem ser trazidos por um belo banho frio é o auxílio na perda de gordura.

Os seres humanos e também outros mamíferos possuem no corpo dois tipos de gordura: a gordura branca e a gordura marrom.

A que estamos sempre preocupados em eliminar é a gordura branca, por não ter outras funções senão nos causar incômodos. Quando ingerimos mais calorias do que necessitamos para o bom funcionamento de nosso corpo e não fazemos a queima dessas calorias, as mesmas transformam-se em gordura branca, que tende a se acumular no quadril, braços, coxas e pescoço.

A gordura marrom é aquela da qual necessitamos, pois ela é responsável por gerar o calor de que nosso corpo necessita quando somos expostos a baixas temperaturas.

E onde o banho frio entra nessa situação?

Bem, quando tomamos um banho gelado, a gordura marrom é ativada para nos proteger do frio. Para nos manter aquecidos, ela precisa provocar a queima de calorias/energia.

Isso, a longo prazo, pode auxiliar na perda de peso.

Reforça imunidade e circulação

Como dito acima, o banho frio ocasiona a queima de energia para aquecer o corpo.

Ao fazer isso, sua taxa metabólica é acelerada, isso ativa o sistema imunológico, causando a liberação de mais glóbulos brancos do que o normal, e aumentando sua resistência contra doenças.

Por aumentarem a circulação sanguínea, os banhos frios ajudam a evitar o endurecimento das artérias e a prevenir hipertensão.

 

Ajuda na recuperação muscular

Untitled-1

Segundo estudos e experiência dos próprios atletas, tomar um banho frio após um treino ou prática de exercícios físicos, é a melhor maneira de se recuperar dos esforços e diminuir a dor causada por eles. Ao aderir aos banhos frios após a prática de treinos, ajudará na melhora da circulação, na remoção do ácido láctico, e causa também um efeito anestésico.

Reduz o estresse

O banho gelado diminui os níveis de ácido úrico, aumenta o grau de glutationa no sangue, fazendo com que sejam diminuídos os hormônios que causam o estresse.

Melhora a pele e o cabelo

hair

Além dos benefícios para a saúde, o banho frio traz também benefícios estéticos e de beleza. Ao tomar banho com água fria, você mantém a quantidade natural de oleosidade de sua pele e cabelo, deixando-os mais saudáveis, os cabelos permanecem fortes e brilhantes, por ter aumentada a sua aderência ao couro cabeludo, o que ajuda também a diminuir as quedas de cabelo.

Sejam para banhos quentes ou frios, na Minas Banheiras você encontra os mais variados tipos de banheiras direto de fábrica!

Clique aqui para conhecer nossos produtos.